Aula inaugural marca o início das atividades da Faculdade Senac em Caruaru

A apresentadora de TV e blogueira Nedja Alves foi a mestre de cerimônia do evento que contou com a presença da diretora de Operações do Senac, Maria Goretti; a diretora Acadêmica da Faculdade Senac, Polyana Moreno; o diretor de Educação Profissional, Eliézio José da Silva; a gerente da Unidade Educacional de Caruaru, Michelliny Almeida; o conselheiro do Sistema Fecomércio-PE, Alberes Lopes; e o presidente da Acic, Pedro Miranda.

Segundo Polyana Moreno, a Faculdade tem o projeto de expandir para outras cidades e também aumentar o número de cursos oferecidos. Ela comentou ainda que, em Recife, o novo prédio da Faculdade Senac tem previsão de ser inaugurado no segundo semestre, onde serão oferecidos novos cursos superiores.

Moda – “Papo de Moda” foi o tema da palestra de Tatiana Putti, que fez uma retrospectiva histórica da moda através das décadas até chegar aos dias de hoje, assim como as peculiaridades de cada época, passando pelo contexto econômico, político e social. Ela falou ainda sobre identidade de marca, criatividade e inovação na moda e tendências e destacou que hoje as pessoas se vestem para mostrar o que pensam.

Com relação ao Século XX, Tatiana ressalta que as Guerras Mundiais estimularam o desenvolvimento das tecnologias e da industrialização de roupas em larga escala, o aparecimento das fibras sintéticas e o fim do espartilho com a emancipação feminina. Nos tempos atuais, as redes sociais, os digital influencers, a tecnologia e os aplicativos voltados para a moda estão mudando a forma das pessoas se vestirem e das empresas atuarem. Ela explica que o relacionamento com os digital influencers traz visibilidade para as marcas, produtos e serviços e que a inteligência artificial tem a capacidade de aumentar a eficiência, velocidade e precisão dos processos de produção e comunicação. “Porém, vai chegar um momento em que as máquinas irão substituir as pessoas e veremos, futuramente, diversas costureiras desempregadas”.

Com relação à abertura da Faculdade Senac em Caruaru, Tatiana expõe que é um grande passo para profissionalizar as pessoas da região. “A vinda da Faculdade para Caruaru é uma maneira de formar pessoas, de deixá-las mais atualizadas e otimizar o mercado de maneira geral. A escola vem como uma maneira de amadurecer o mercado como um todo, não só pelo lado educacional, como também o mercado de confecção”.

Gestão de Pessoas – A especialista em Gestão de Pessoas e consultora empresarial Shirley Teotônio explicou sobre a atuação da ABRH e sobre a cultura empresarial de tratar o RH apenas como um setor que assina carteira ou emite vale transporte. Ela expôs que ainda se trabalha muito com o velho modelo de RH naquela região, e é um setor que vai muito além disso, que deve trabalhar junto às pessoas. “Não dá, por exemplo, para falar de gestão de pessoas sem falar em qualidade de vida no trabalho. É muito comum as empresas mandarem demitir os colaboradores que 

faltam muito. É preciso ir além e descobrir o que está acontecendo e saber os motivos que a estão levando a faltar. É preciso encontrar soluções para o problema e a solução não é demitir. O setor de recursos humanos deve ter um novo olhar sobre a felicidade no trabalho, pois isso tem a ver com o faturamento nos negócios da empresa. Pessoas felizes trabalham melhor e adoecem menos. O comportamento das pessoas influencia no ambiente de trabalho, seja funcionário ou líderes e diretoria”.

Shirley avalia que a chegada do curso de Gestão de RH com a Faculdade Senac em Caruaru vem atender às necessidades da região que ainda trabalha no modelo antigo. “Caruaru ainda pratica um RH bem tradicional. Isso precisa ser mudado, e as pessoas dessa nova geração devem estar preparadas para fazer a mudança dessa cultura. Nossa região só tem a ganhar com a profissionalização do setor”.

Publicação original no site: http://www.pe.senac.br/aula-inaugural-marca-o-inicio-das-atividades-da-faculdade-senac-em-caruaru/

RSS
Facebook
Twitter
Instagram
Palavras-chave: